Psicossomática

Uma abordagem psicoterapêutica integrativa que considera o ser humano em todas as suas dimensões: corpo, emoções, energia e espírito inserido num contexto familiar, profissional e social. Uma vez que somos um todo, é esse todo que adoece e as causas do adoecimento vão para além do corpo físico.

 

Essa relação integrativa vem assumindo uma importância significativa no contexto terapêutico atual, permitindo uma nova compreensão do fenômeno do adoecer, em que os fatores emocionais se tornam evidentes no equilíbrio (ou não) das estruturas orgânicas. Cada vez mais se reconhece o elo entre estados emocionais e condições físicas, entre sentimentos e doenças. E se identifica a correlação que todos os órgãos têm com o significado emocional e psicológico. 

 

Portanto o adoecimento revela uma desordem interna, e nossos conflitos emocionais se traduzem em somatizações que perturbam o equilíbrio físico.

 

O objetivo é o conhecimento aprofundado do processo do adoecer sob os conceitos da Psicossomática para que se tenha a capacidade de identificar e correlacionar os conflitos psíquicos emocionais geradores das doenças orgânicas, permitindo assim que sejam “trabalhados” e, desta forma, visar o processo de equilibração e a consequente cura psicofísica.  

 

Afinal, a construção do adoecer e os caminhos da cura sempre envolvem, pessoal e profissionalmente, cada um de nós.  

 
Psicossomática

Conheça os benefícios

Seus benefícios incluem uma abordagem de escuta acolhedora, respeitosa e empática que possibilita o autoconhecimento, a identificação de possíveis causas emocionais de sofrimentos físicos e a orientação de caminhos de libertação, integração e cura.

Conheça que cuidará de você

Rosaura Berti

é Terapeuta Integrativa desde 2001. Já na sua juventude sentiu-se vocacionada a aprofundar o entendimento e vivencia espiritual, cursou Teologia na PUCRS e atuou na assistência a diversos grupos em Porto Alegre, Canoas, Campo Grande e Bolívia. Buscando o aprimoramento profissional, autodesenvolvimento e maior compreensão do ser humano, cursou pós-graduação em Psicossomática na FACIS IBEHE, Mestrado em Reiki Tradicional USUI e Programação Neurolinguística(PNL) Praticcioner e Master. Continuou sua caminhada de aprofundamento especializando-se em Inteligências Múltiplas e Mindfulness.

Perguntas Frequentes

A Psicossomática na terapia é uma abordagem que estuda a influência das emoções e pensamentos na saúde física e nas manifestações somáticas de sintomas no corpo.

Os principais princípios da Psicossomática na terapia incluem o reconhecimento da conexão mente-corpo, a compreensão de que aspectos emocionais e psicológicos podem influenciar a saúde física e a crença de que tratando os aspectos emocionais, é possível aliviar os sintomas somáticos.

A Psicossomática na terapia procura identificar os fatores emocionais e psicológicos subjacentes que podem estar contribuindo para os sintomas físicos. Ao explorar e tratar essas questões emocionais, busca-se aliviar os sintomas somáticos ou, em alguns casos, prevenir a sua recorrência.

A Psicossomática na terapia pode ser aplicada em uma ampla variedade de problemas de saúde, incluindo dores crônicas, enxaquecas, distúrbios gastrointestinais, alergias, dermatites, entre outros sintomas somáticos associados a questões emocionais.

Durante uma sessão de Psicossomática na terapia, o terapeuta conduz uma avaliação abrangente do cliente, explorando a história médica, os sintomas físicos e as questões emocionais. O objetivo é identificar possíveis ligações entre os aspectos emocionais e a manifestação somática dos sintomas.

Sim, a Psicossomática na terapia pode ser utilizada em conjunto com outras abordagens terapêuticas. Ela pode ser integrada a outras formas de terapia, como psicoterapia, medicina tradicional, fisioterapia, entre outras, para proporcionar uma abordagem mais holística e abrangente ao tratamento.

Agende seu Horário