const.jpg

Constelação Familiar 

 

É um método terapêutico promove a elucidação de conflitos no sistema familiar e pode transformar vidas.

A Constelação Familiar é uma prática terapêutica utilizada para tratar questões físicas e mentais a partir da revelação das dinâmicas ocultas de uma família. Por meio da constelação familiar é possível identificar acontecimentos que, mesmo desconhecidos, podem trazer problemas para a vida de uma pessoa.


Essa prática pode ser entendida como uma terapia breve, ou seja, que não requer repetidas sessões para elucidar uma questão. Isso acontece porque a constelação familiar atua de forma energética e visa solucionar um conflito por vez. Suas dinâmicas consistem em montar o sistema familiar e entrar em contato com o campo morfogenético do sistema familiar do cliente. Esse contato possibilita identificar os motivos que possam ter ocasionado um desequilíbrio nesse sistema.
 

Como funciona uma sessão de Constelação Familiar?

A constelação familiar pode ser realizada individualmente ou em grupo.
 

Constelação familiar individual:

Esse tipo de atendimento é realizado apenas pelo terapeuta e o cliente. 
O próximo passo é utilizar representantes simbolizar os membros da família do cliente. Em uma constelação feita em grupo esse tipo de representação é feita por pessoas escolhidas no momento. Já quando se está trabalhando em uma constelação individual, essa representação é feita com o auxílio de bonecos ou outros objetos.
O cliente então seleciona os objetos que representarão os integrantes de sua família e os posiciona a partir do direcionamento do campo.


Constelação Familiar em grupo:

O objetivo da constelação familiar feita em grupo é o mesmo da individual e conta com a participação de outras pessoas, que podem tanto atuar como representantes quanto apenas assistir à constelação.
As constelações em coletivas costumam ser realizadas em workshops agendados previamente com o constelador.

 

O que acontece depois que a constelação termina?
Quando uma pessoa faz constelação não é somente ela que sente os efeitos do processo, os familiares e pessoas envolvidas na dinâmica, como indivíduos que não estavam integrados ao sistema, também podem sentir a influência. Isso acontece porque todos nós temos campo morfogenéticos emaranhados. Sendo assim, quando uma questão é integrada ocorre uma reação em cadeia.
Assim que a constelação familiar termina o ideal é que o cliente saia da sessão e deixe tudo que foi visto se aquietar e aquiete a alma.


Benefícios da Constelação Familiar:

É possível obter transformações significativas na vida, como melhora no relacionamento entre parentes, solução de problemas financeiros, afetivos e, em alguns casos, até mesmo na saúde. É importante ter em mente que assim como a dinâmica tem suas particularidades, os benefícios também podem variar de pessoa para pessoa.
Mas de maneira geral, existem alguns esclarecimentos que podem ser úteis para a vida do cliente.
•Ajudar a encontrar o lugar certo de cada indivíduo dentro do sistema familiar
•Romper com comportamentos e condicionamentos que prejudicam a vida dos que estão envolvidos no sistema familiar
•Possibilidade de integrar conflitos passados e obter melhorias nas questões que antes eram aflitivas

Todo tipo de questão pode ser constelado, seja uma unha encravada, uma pessoa com doença terminal ou até mesmo uma empresa, é fato que todo tipo de questão pode ser constelada e ter seu conflito inserido no sistema familiar.


 

Atendimentos  pré-agendados